“Janelas de Oportunidades da Infância” Se você ainda não sabe o que é, vale a pena conferir…

Pais que acham que criança deve aprender o quanto antes, estão certíssimos!

Quanto antes ocorrerem as oportunidades de aprendizagem, com qualidade e diversidade, tanto melhor será o aproveitamento da criança, de seu período de infância.

Então, é a partir do nascimento que começam a se abrir as Janelas de Oportunidades*. Mas nem todas se abrem ao mesmo tempo e pelo mesmo período. Algumas se abrem já nos bebês recém-nascidos. Outras vão se abrir a partir de 9 meses, 1 ano ou 4 anos; de acordo com a necessidade de maturidade fisiológica para o desenvolvimento de cada habilidade ou função.

É certo que o cérebro humano tem muita plasticidade e adaptabilidade, sendo capaz de desenvolver várias habilidades ao longo de toda a vida. Porém, algumas habilidades específicas, como os sentidos – visão, audição, olfato, etc., as funções motoras, de controle emocional e reativo e a função simbólica, só serão desenvolvidas num determinado período da infância (aproximadamente até 6 anos), enquanto suas janelas específicas estão abertas.

Outras habilidades contam com esse período das “janelas abertas” não como o único, mas como o mais propício de assimilação, sendo que passado esse tempo, será mais difícil desenvolvê-las. Aqui falamos das funções as linguísticas, lógico matemáticas, sociais, que têm esse período estendido até 8 anos, ou 11 anos de idade, para as habilidades musicais e multilinguísticas.

Com esse entendimento, fica mais fácil compreender que a ansiedade de proporcionar todo tipo de estímulo para uma criança, de uma vez, de forma indiscriminada, com a ideia de que ela apreenderá mais coisas, pode ser um erro que gerará frustrações em todos: pais e filhos!

E fica mais fácil para os pais proporcionarem estímulos adequados à faixa etária do seu filho. É uma grande sacada!

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *