Você sabe o que é a “1ª Infância”?

Originalmente chama-se “1ª Infância” o período dos primeiros 7 anos de vida, a partir do nascimento do bebê..

Em algumas linhas pedagógicas fala-se em 1º septênio. Isso porque alguns acontecimentos biológicos – físicos e cognitivos – como a troca de dentição e o raciocínio abstrato, marcam fortemente uma mudança de fase, por volta dos 7 anos.

 

Atualmente, em virtude da aceleração e da pressa, já se fala que a 1ª Infância acaba aos 5 ou 6 anos, o que eu acho uma pena! Com a longevidade que o homem está alcançando, porque tirar 1 ou 2 anos de Infância, já que lá na frente se estará ganhando mais 20 anos na 3ª Idade?

 

Brincando com sua sucção ao mamar, com suas próprias mãozinhas ao acordar, observando e reconhecendo os vultos que vem e vão, com vozes e odores diversos, até sentar-se e ver o mundo sob nova perspectiva, e em seguida andar, interagindo diretamente com esse mundo, temos aproximadamente12 meses.

Se em apenas 1 ano de vida, acontece tudo isso, imagine o potencial dos próximos 6 anos?

 

Saiba algumas coisas muito importantes que ocorrem na 1ª infância:

 

– o maior número de processos de desenvolvimento, em maior intensidade, do que em qualquer outro período da vida humana.

– o desenvolvimento da maioria das funções primordiais para o ser humano, como: motora, sensorial, cognitiva.

– a socialização também ocorre nesse período, de forma gradativa e natural: do peito da mãe para o colo do pai, daí para o cadeirão na mesa da sala, que depois seguirá na cadeirinha do carro para a casa dos avós, com tios e primos. Depois virá o parquinho com brinquedos e outras crianças, o compartilhamento, as disputas, os limites, e assim por diante…

– a moralidade, que é filha do social e da cultura, se estruturará na criança que nasce amoral (sem moral), através dos ensinamentos e orientações dos pais e de outros adultos que dão exemplos de educação, ética e cidadania.

– sentimentos de respeito, bem querer, cooperação, gratidão florescerão a partir conversas esclarecedoras com os adultos, além de ações e atitudes vivenciadas.

 

E ainda estamos só no comecinho da tal 1ª infância, hein?

Certamente, voltaremos a falar mais sobre isso!

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *