Curtindo a Páscoa com as Crianças – com 3 informações legais

Para os adultos, a Páscoa é a representação do renascimento.

Mas…e para as crianças, o que significa essa comemoração, além de ovos coloridos e muito chocolate? Porque ovinhos? E esses coelhos, de onde vieram? Coelho bota ovo?

As máscaras de coelhinhos, as pinturas em cascas de ovos e os jogos de pega coelho na toca, podem ensinar mais do que imaginamos: cultura e história em forma de brincadeira.

Além da descontração e da alegria, fazem parte da pauta das atividades infantis: a criatividade, a socialização e o desenvolvimento de habilidades motoras e cognitivas. E se há um tema cultural, como a Páscoa, há mais um motivo para muita brincadeira.

Então, vamos à Páscoa com Crianças – Primeira  Brincadeira –  Contando uma História: “A Páscoa”  relembrando ideias relacionadas a essa comemoração, e pensando em formas divertidas de contá-las para as crianças.

 

ORIGEM DA PÁSCOA 

Para o mundo contemporâneo, Jesus Cristo é o principal símbolo da Ressurreição, já que é o personagem da história mais famosa que narra um fato desses. No entanto, a Páscoa é uma festividade popular, laica (sem religião), muito mais antiga do que o Cristianismo.

Assim, originalmente, a Páscoa comemorava o fim do inverno, o renascimento da natureza, e a gratidão dos povos antigos por sua sobrevivência durante a longa e fria estação, quando não havia produção de alimentos, por causa das baixas temperaturas e da neve.

Crianças adoram ouvir estórias, e se essas forem contadas pelos pais, ganharam o dia (ou a noite!). Que tal criar uma narrativa, bem simples, ao seu modo, contanto por que os povos antigos comemoravam a Páscoa? Isso ainda poderá virar uma brincadeira, como um conto com personagens criados por vocês. 

 

O COELHO

Esse é outro significativo símbolo dessa comemoração. Sabemos que coelhos são bons em reprodução – multiplicação rápida. Assim, pareceu uma boa ideia que esse bichinho, de pelos macios, saltitante, livre, que passa uma ideia de pureza, representasse o renascimento.

Brincadeira de Coelho é o que não falta! Todo tipo de “pega e esconde” pode ser adaptado para um jogo do coelho na toca.  Pode ter uma raposa ou um gavião que pega os coelhinhos. Se preferir tirar o vilão, um é o coelho da Páscoa e seus coelhinhos aprendizes.   também tem brincadeiras para serem feitas dentro de casa, como a Roda dos Coelhos.

 

O OVO                                                                                                                                    

O ovo é uma representação de vida, porque contém a vida dentro de si.

Alguns povos mais antigos usavam tintas naturais para colorir ovos cozidos e os presenteavam. Já mais recentemente, em vários países europeus, começaram a soprar os ovos, tirando seu conteúdo, com muito cuidado para não se quebrarem as cascas e aproveitando as claras e as gemas para fazer doces. As cascas eram pintadas e os ovos coloridos pendurados em galhos (ainda) secos, da entrada da primavera, para enfeitar a data comemorativa.

A isso se deu o nome de Orternbaum – Árvore da Páscoa.                      

Apesar de dispormos hoje de deliciosos ovos de chocolate, caseiros ou industrializados, foram desenvolvidas muitas técnicas de coloração de ovos naturais, que podem ser feitas com as crianças. Tinta guache,  aquarela e nanquim são algumas que pegam bem nas cascas. Fazer uma Osternbaum é uma grande e linda ideia.

Numa era globalizada, como a nossa, aberta a tantas novas e diferentes informações, pode ser muito bacana saber a origem nativa da Páscoa e de seus símbolos, e poder explicar para seu filho de acordo com a filosofia familiar, dando ênfase a aspectos culturais, religiosos ou científicos.

Postarei brincadeiras e técnica de pintura de ovos na Páscoa com crianças –  brincadeira 2

 E fiquem de olho na fan page! 

Abraço, Claudia Klöckner

 

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *