OS 7 VERBOS QUE OS PAIS DEVEM CONJUGAR

Não tem problema se você não era tão bom em português, e nem gostava de conjugar verbos. Os 7 verbos que vamos conjugar aqui, você vai aprender rapidinho, especialmente se usá-los no cotidiano familiar.

Brincadeiras à parte, o fato é que a vida hoje é uma grande correria para todo mundo. A falta de tempo para fazer as coisas, com calma e dedicação, é geral. E é nesse contexto, que vemos o quanto a vida familiar sofre as consequências.  Se você sabe do que estou falando, leve-se a sério, e mais ainda,, leve a sério a ideia de exercitar em casa essas conjugações:

1 – Ter paciência!

Sem ela, a vida de todos na família será bem menos legal…ou devo dizer que será bem mais chata, com uma mãe irritada, um filho desobedecendo e o  outro chorando, e um pai fazendo hora extra para não voltar cedo para casa. Vamos cair na real? Educar filhos requer paciência!

 

2 – Encontrar tempo

Não é fácil, mas é possível, e principalmente: necessário! Pais sem tempo com e para os filhos, deseducam! O fato é que quem não está inteirado do que ocorre dentro de casa, vai ficando de fora, perdendo espaço físico, afetivo e de argumentação. E depois quando alguém disser que você não sabe o que está dizendo, pode ser mesmo verdade!

3 – Ser coerente

Manter a lógica na argumentação impede a contradição e constitui a imagem do adulto que sabe! A questão aqui não é saber mais sobre tal coisa, e sim saber o porquê! Se você disse que não pode, não pode. Por isso pense muito bem antes de dizer aquele não acima da medida, ou dar o castigo que vai prejudicar as férias de toda a família. Se você se arrepender, balançar, se perder no argumento e daí voltar atrás: dançou! Será testado, até resgatar a imagem do  adulto coerente de novo!

4 – Ter coesão (entre o casal) – A harmonia entre os pais revela união e promove a boa disposição do lar! Isso porque os filhos não terão oportunidade de jogar pai e mãe um contra o outro. Esse é um grande trunfo dos adultos: não abra mão dele!

 

5 – Determinar rotina – Essa é a precursora da disciplina! Quem diz quem faz o que a que hora são os pais, isso porque eles sabem o que é adequado para seus filhos, que são naturalmente guiados pelo princípio do prazer e, logicamente, preferem só fazer o que é gostoso.

6 – Dar regras básicas para todos. Dar regras específicas por faixa etária  – No mínimo, ter horários e combinados gerais, e seguir! Porém, as regras específicas, para quem tem filhos de faixas etárias diferentes, ou com necessidades ou interesses muito diversos,  revela o respeito às singularidades, o que vale inclusive  para os pais!

7 – Ser Pai, Ser Mãe – papel de pai e de mãe, só pai e mãe podem realmente cumprir. Por isso, não espere que os avós, padrinhos, cuidadores, professores cumpram esses papéis. Cada um tem sua função no desenvolvimento da criança. Aproveite para cumprir com prazer a sua, pois passa muito rápido!

vamos conjugar então?

 

abraço de Claudia Klöckner

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *