5 coisas (muito legais) que seu filho vai descobrir no Jardim da Infância

1 – Que ele não é a única criança no mundo, e que existem muitas crianças parecidas com ele.

Isso é muito legal, por que é no Jardim da Infância que ela vai entender o sentido de muitas ações sociais, como: pedir, esperar, dividir, compartilhar, ceder, trocar, etc, para depois reproduzi-las.

 

2 – Que todo mundo têm família, adultos que cuidam!

De um modo ou de outro, parecida ou diferente, cada criança que frequenta o Jardim da Infância tem sua família. E ter família implica em seguir uma rotina, ter regras e combinados, que normalmente são replicados, também, naquele espaço de grupo. Combina-se o que pode para todos e o que não pode para ninguém.

 

3 – Que existem algumas palavras mágicas que funcionam… quando se usa!

“Por favor”, “com licença” e “obrigado” são parte integrante do vocabulário de um Jardim da Infância. Isso porque para obter qualquer coisa no contexto de grupo, a criança precisa saber pedir, saber para quem pedir e como pedir. Com essas palavrinhas, tudo de melhor pode acontecer!

 

4 – Que a autorregulação é para todos, na socialização!

Saber oque pode ou não fazer e ter hora certa para fazer determinadas coisas, seguindo alguns combinados (que podem ser conversados e revistos), levará a criança a ter uma previsibilidade dos acontecimentos, o que a deixará segura e contribuirá para o controle suas reações e seus impulsos em momentos de frustrações, sem abrir mão de suas emoções.

 

5 – Que tem muitos jeitos de se expressar!

Conhecer e experimentar o dia, entre atividades dirigidas e brincadeiras livres, com diferentes linguagens, preparará a criança para a compreensão de que seu corpo, usando os canais sensoriais capta informações do mundo através da expressão de sensações, como alegria, cansaço, cócegas; da escuta de músicas como uma linguagem que conta estórias e expressa sentimentos; da interpretação da voz que narra parlendas e rimas, brincando com as palavras, das coleções de coisinhas como tampinhas, pedrinhas, botões, que dão o sentido ao mais e menos, muito e pouco;

 

 

 

Se ele tiver 2 ou 3 anos de idade, terá pela frente alguns anos muito felizes para aprender o que é o mundo que o cerca, de forma divertida, como deve ser, e estará bem preparado para o mundo mais abstrato do segundo setênio de vida.

 

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *