4 Super Dicas para aproveitar melhor as Janelas de Oportunidades

Relembrando, rapidinho: as Janelas de Oportunidades são…

…as oportunidades que a criança pequena tem para se desenvolver, especialmente nos aspectos sensorial, motor, cognitivo, emocional e social.

Desenvolver o paladar, aprender a patinar ou falar mais de uma língua em casa é bem mais fácil para uma criança em desenvolvimento do que para um adulto.

A maior parte dessas janelas está “escancarada” até os 7 anos de idade, sendo que após esse período, o corpo vai dando prioridade para outros aspectos do desenvolvimento, como raciocínio lógico matemático e abstração, musicalidade, habilidades artísticas e esportivas específicas.

 

Então…

1 – Adeque e varie os estímulos de acordo com a faixa etária, desde bebê!

Um exemplo claro disso é que não ensinamos um bebê a andar de bicicleta, pelo fato de sabermos que ele ainda precisa percorrer um bom caminho de desenvolvimento motor antes de chegar nessa etapa. O mesmo ocorre com a leitura e a escrita: a criança precisará desenvolver algumas habilidades anteriores, como pré-requisitos para compreender um processo de escrita ou de leitura.

 

2 – Entenda como a criança aprende: Criança aprende brincando!

Se nem adultos gostam de coisas chatas, como reuniões maçantes com muito falatório, imagine uma criança!? Quem acha que a criança aprende como adulto, apenas repetindo ações, ou sem critérios de adequação de conteúdos, pode estar cometendo um engano! A criança pode apreender ações, atitudes e até conceitos. Contudo se ela não tiver maturidade para lidar com aquilo que está vivenciando, ou não conseguirá fazer, ou esquecerá rapidamente ou terá uma ideia errônea sobre o assunto, fato, conceito.

 

3 – Entenda  o tempo de concentração da criança!

O tempo de concentração de uma criança pequena, de 2 anos, por exemplo, para uma determinada atividade é de menos de 10 minutos. Crianças de 4 anos podem ficar de 15 a 20 minutos numa mesma atividade ( pouquinho tempo, né?).

Ah…mas na televisão ou no joguinho do tablet ele fica mais tempo!” Sim, sim! Se ele estiver interagindo. Caso contrário, você o está colocando para nanar um soninho bem gostoso!

 

4 – O caminho de aprendizado da criança, desde o seu primeiro dia, é a socialização.

Por isso, se fala tanto do papel preponderante da família – pais, irmãos, avós, primos, tios.

Um exemplo simples e antigo: falar palavrões. Se a criança pequena repete tudo o que os pais falam, inclusive sendo estimulada a repetir – e é desse modo que ela aprende a falar e a se comunicar – ela acredita que tudo o que está aprendendo é legal de se falar.

 

Vou aproveitar para lembrar que a criança nasce amoral – sem moral. Isso quer dizer que são os adultos à sua volta que vão ensinar o que é certo, errado, e o que é mais ou menos adequado, para cada situação.

Agora que acabou de ler esse pequeno texto, e sabe mais algumas coisas sobre como funciona o aprendizado da criança pequena, algumas ideias de estímulos bacanas vão surgir na sua cabeça e você poderá proporcionar novas atividades lúdicas ao seu filho. Mas não precisa sair criando circuitos e peripécias para sua criança. Procure se lembrar de suas oportunidades de desempenho infantil na sua infância, e reflita sobre o que você já vem fazendo para o melhor desenvolvimento do seu filho. Converse com seu companheiro e com as pessoas mais próximas e compartilhe suas ideias. Muitas coisas legais estão para acontecer da infância do seu filho!

Comments

comments

2 comentário em “4 Super Dicas para aproveitar melhor as Janelas de Oportunidades

  1. Artigo muito bom. Quando minhas filhas tinham 3 anos fiquei em dúvida se deveria cololocá-las no inglês. Optei por matriculá-las numa escolinha. Foi um grande acerto. Hoje falam muito bem, com boa pronúncia e adoram a língua inglesa.

    1. Muito obrigada por sua contribuição, Danielle.
      E não deixe de dizer, caso tenha alguma sugestão de tema para o blog.
      abraço carinhoso, Clau

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *