Páscoa com crianças: mais diversão!

Como eu tinha combinado, nesse último post sobre Páscoa com Crianças vou sugerir uma brincadeira para você fazer com as crianças!

Desanimou? Acha que a meninada vai preferir o tablet?! Pois eu boto a maior fé no seu taco.

Criança adora brincar com os pais. Quantas vezes você já viu uma criança chamando o pai ou a mãe para brincar? E não estou falando só dos seus filhos. Observe em qualquer parquinho de parque ou clube: sempre tem uma criança chamando um adulto, não é? Quantas vezes os adultos não têm tempo ou, mesmo, não tem disposição, pois estão cansados, estressados da correria, ou ligados no celular.

Quando é assim, a criança vai se virar sozinha. E tudo bem. Ela pode, deve aprender a brincar sozinha, assim como deve ter oportunidade de se socializar com outras crianças. Mas quando os pais dão aquela brecha para rolar uma brincadeira… uau…que delícia: A criança ganhou seu dia!

Por isso, acho que vale a pena você ficar aqui e ler esse pequeno texto, com uma explicação simples de como você poderá criar um ambiente bem gostoso, divertido para todos, fazendo brincadeiras de Páscoa.

Nos dias das festividades de páscoa, costumamos estar com a família reunida, muitas vezes com amigos também, certo? Então,  se ainda não chegou o domingo, dia de procurar os ovinhos, as crianças ficam ainda mais agitadas procurando o que fazer. Essa é uma boa oportunidade de propor uma brincadeira.

A brincadeira é: Coelhinho do meu lado direito

Faça uma roda. Crianças e adultos podem participar. Peça para que todos deem as mãos e quando a roda estiver bem formada, sentem-se no chão (caso sejam poucas pessoas, podem fazer em cadeiras também, formando um círculo com elas).  Para mostrar como funciona, você adulto deve começar. O seu lado direito deve estar vazio, isso é, ou com um espaço para alguém  se sentar bem ao seu lado, ou com uma cadeira vazia. E daí, você diz:

O meu lado direito está vazio, e nesse lugar eu quero um coelhinho …. (e mostrando com sua mão direita o lugar vazio, você dirá alguma característica de quem  você está chamando, como um “coelhinho de rabo de cavalo”, ou “de blusa listrada”, etc.) Quem corresponder a essa característica, sairá do seu lugar para sentar-se ao seu lado, deixando agora um espaço vazio entre duas outras crianças.

Agora, vamos ver quem ficou com seu lado direito vazio. E essa criança vai repetir a fala: o meu lado direito está vazio e nesse lugar eu quero um coelhinho… (e essa criança, vai falar uma característica de alguém que ele escolheu chamar).

É muito legal perceber que as crianças, por serem inocentes e espontâneas, olham para quem pretendem chamar. Assim, você, adulto, vai dando algumas dicas para o grupo, como observar antes, e na hora de chamar, não olhar diretamente para a criança, para que todos precisem prestar atenção no jogo.

Como grande parte das brincadeiras infantis, essa também tem suas qualidades, ajudando a desenvolver socialização, atenção e lateralidade (direita/esquerda) das crianças.

Acho até que você irá criar novas brincadeiras! Depois você me conta como foi?

Um abraço de Feliz Páscoa!

 

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *