Páscoa com crianças – vamos pintar ovinhos?

No último post eu disse que voltaria com uma técnica de  pintar ovos com as crianças, você lembra?

Sei, sei… você nem está querendo ler até um fim, não é? Está aí pensando que tem um monte de coisas para fazer e eu aqui sugerindo uma coisa que  vai fazer meleca e virar bagunça.  Pois vou contar pra você: eu fiz isso várias vezes em casa, e além de ter dado tudo certo, foi tão divertido, que as crianças esperavam o outro ano para repetirmos.

Então, que tal termos uma chance juntas, você e eu? Vou dar algumas dicas que vão ajudar para sua brincadeira com as crianças ser bem divertida e sem pintar a casa inteira.

1a dica –  faça uma lista de ocorrências que você  já pode prever, como: cair tinta no  tapete, manchar o estofado da cadeira, escorrer tinta pela parede. (Estou sendo drástica mesmo, para você pensar em tudo antes, e escolher o melhor local da casa para fazer essa atividade com sua turminha.)

2a dica –  agora faça uma lista de regras.  pois você já se preveniu quanto ao local, mas precisa se prevenir quanto ao comportamento.  Como regra de jogo, que não pode isso ou aquilo, você vai falar as regras e combinar com as crianças como vai ser. Elas precisam concordar, assim assumem uma responsabilidade, entendeu?

3a dica –  deixe o local e o material preparados antes, como se fosse uma experiência de laboratório da escola. (você lembra, né?) Dependendo da idade das crianças, elas podem auxiliar na organização, antes e depois. Cloque isso no combinado também!

O material  básico será:

-1 baldinho de praia com areia ou terra – para espetar os palitos que seguram os ovos

-1 pacotinho de palitos de churrasco – que sustentam os ovos pintados

– ovos de galinha soprados (fazendo furinhos dos dois lados, você sopra o conteúdo do ovo –  tem vídeos curtinhos no youtube que mostram algumas técnicas de soprar ovos). Também existem ovos plásticos ou de isopor para comprar em casa de artesanato.  Vantagem: dão menos trabalho. Desvantagem: não absorvem qualquer tipo de tinta.

– algumas cores de tinta guache ou tinta plástica (ambas são  base de água).

– algumas cores de tinta a óleo, (própria para artesanato).

-pedaços de fita fina colorida, barbante colorido ou ráfia rústica para enfeitar.

– 1 ou 2 potes plásticos com água até a metade (os  potes de sorvete são bons).

– 1 ou 2 tampas dos potes de sorvete.

– 1 bucha de espuma, cortada em pedaços pequenos, para usar de carimbo.

 

Agora sim! Tudo preparado!

OVOS CARIMBADOS

Para essa técnica simples, você vai usar a tinta a base de água, dispostas nas tampas de plástico e os pedacinhos de bucha cortada. Passe um ovo pelo palito e espete no balde com areia.  Oriente as crianças a  pegarem uma buchinha e escolherem uma cor para fazer alguns carimbos no ovo. depois ela pega outra buchinha para a próxima cor e assim por diante.

OVOS MARMORIZADOS

Aqui você vai usar o pote plástico com água, derramar um pouco de tinta a base de óleo, de algumas das cores. Pode fazer de cores diferentes em cada pote.  Novamente, encaixar o ovo no palito, e colocar o ovo na mistura de tinta, girando. Não tem problema se o ovo escapar do palito. Dando uma ajuda com outro palito dá para “pescar” o ovo e recolocá-lo no palito.

Quando acabar a fase da pintura, deixe os ovos secando. Especialmente os pintados a óleo demoram mais a secar. Quando estiverem secos, podem dar o acabamento nos ovos.

Se quiser fazer uma Árvore de Páscoa, escolha um galho seco ou mesmo uma pequena árvore que dê visibilidade aos ovos. Tire o palito e com a ajuda de um clips de papel esticado, passe uma fita fina ou ráfia por dentro do ovo, de baixo para cima, e retornando de cima para baixo, deixando uma alça em cima e fazendo um nó. Embaixo, deixe duas pontas mais compridinhas, de 20 cm mais ou menos, para dar um laço de acabamento.

Se preferir, pode manter os ovos nos palitos, dando um acabamento com laços de fita no palito, acima e abaixo do ovo e espetando em vasos na entrada da casa ou na varanda. O Vaso de Páscoa enfeitará a casa e poderá ser admirado por todos…e as crianças ficarão orgulhosas por participarem da decoração do lar numa festa tão gostosa!

Vamos tentar?

Abraço carinhoso,

Claudia Luize Klöckner

 

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *